Pesquisa ADVB_FIPE – 2º Trimestre 2023

Empresariado de SP e PR lidera taxa de otimismo no 2º trimestre de 2023

Foram entrevistados 413 dirigentes empresariais entre os dias 10 de julho e 4 de agosto de 2023

Conforme dados da sondagem assinada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o nível de confiança dos líderes de empresas paulistas e paranaenses encabeçou o ranking, ambos com 30,2% dos respondentes.

A terceira colocação ficou com o Ceará (17,3%). Pela ordem, seguem os estados de Santa Catarina (9,0%), Pernambuco (5,0%), Rio de Janeiro (2,5%), Rio Grande do Sul (2,2%), Minas Gerais (1,4%), entre outras unidades da federação.

Já em relação às expectativas para a economia no período pesquisado, houve uma queda no nível de confiança dos empresários. Segundo o levantamento, o resultado pode ser atribuído, em parte, à percepção compartilhada pelo público de que houve uma deterioração das condições da economia brasileira no período recente.

Por comparação, a confiança detectada nas demais dimensões analisadas, relativas à evolução empresas/negócios dos respondentes e de seus respectivos setores econômicos, não exibiu alterações significativas nesse último trimestre.

Perfil das empresas e dos empresários

Os entrevistados representam empresas atuantes no comércio e serviços (84,5%), indústria (11,5%) e agronegócio (4,0%). A maior parcela dos que responderam à pesquisa integrava empresas de pequeno porte, com até 9 funcionários (43,2%). Outros 27,7% dos respondentes trabalhavam em empresas de médio porte (entre 10 e 99 funcionários). Por fim, 26,6% declararam estar vinculados a empresas de grande porte (com 100 ou mais funcionários).

A maioria dos dirigentes de empresas que responderam à sondagem declarou ocupar cargos associados à presidência e direção geral de empresas; gerência e superintendência de marketing; direção de vendas; gerência comercial; direção de planejamento estratégico; entre outras posições de destaque na hierarquia de empresas e organizações participantes da sondagem.

Vendas e verba de Mkt

A ligeira melhora observada nos indicadores de confiança e expectativa no 2º trimestre de 2023 estendeu-se às projeções dos respondentes para o valor das vendas e da verba disponível para de ações de marketing nos próximos 12 meses. Quanto ao desempenho esperado do faturamento de suas respectivas empresas, 71,6% dos respondentes do 2º trimestre de 2023 apostavam em crescimento (eram 68,8%, no trimestre anterior).

Esses números superam o percentual referente àqueles que esperavam queda (14,7%, ante 11,6% no trimestre anterior) ou manutenção (13,8%, ante 19,6% no trimestre anterior) no valor das vendas.

Já em relação à verba disponível para planejamento e ações de marketing, a expectativa média dos respondentes no 2º trimestre de 2023 também se revelou mais otimista ante a leitura anterior. A expectativa de aumento da verba foi manifestada por 52,7% (no trimestre anterior, 50,2%); estabilidade para 30% (eram 32,2%); e queda, para os 17,3% restantes (antes, 17,6%).

Inscreva-se

Participe da amostra e receba os resultados em primeira mão.