Sondagens recentes

Pesquisa ADVB-FIPE analisa confiança e expectativa no 4º trimestre de 2022

Pesquisa ADVB-FIPE analisa confiança e expectativa no 4º trimestre de 2022

A 20ª rodada da sondagem feita pela ADVB-FIPE verifica confiança e expectativa dos respondentes representativos do universo pesquisado no 4º trimestre do 2022, composto por dirigentes de vendas e marketing do Brasil. Amostra foi colhida entre 16 de janeiro e 19 de fevereiro de 2023 e contou com 350 respondentes, assim distribuídos: ADVB SP – 105; ADVB SC – 64; ADVB PR – 88; ADVB PE – 15; ADVB DF – 4 e respondentes de pesquisas anteriores – 74. No geral, os números do último trimestre de 2022 mostraram queda na confiança dos respondentes e um cenário menos otimista para os próximos meses, principalmente na dimensão macro da economia brasileira. Incertezas em relação a emprego, crescimento, inflação, crédito, emprego e à orientação da política econômica do novo governo influíram no resultado da sondagem. Ao mesmo tempo, também afetaram, negativamente, as projeções dos respondentes para vendas (faturamento) e de verba de marketing disponíveis para os próximos meses. Está previsto, para...

ler mais
Pesquisa ADVB/FIPE – 3º trimestre de 2022

Pesquisa ADVB/FIPE – 3º trimestre de 2022

Confiança cresce – cautela com o futuro persiste A Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é conduzida trimestralmente pela ADVB, com apoio técnico da Fipe. Tem o objetivo de acompanhar a percepção de ocupantes de cargos de vendas e marketing sobre ao desempenho da economia brasileira, dos setores em que atuam e das empresas onde trabalham. E as expectativas em relação aos próximos 12 meses. Adicionalmente, a sondagem inclui levantamento das expectativas de dirigentes e ocupantes de cargos das áreas supracitadas quanto à evolução do faturamento e da verba à disposição para a ações e planejamento de marketing, no futuro próximo. Esta é a 19ª rodada do levantamento trimestral, na qual a confiança de dirigentes de vendas e marketing avança e atinge o maior patamar desde 2019. Metodologia A metodologia empregada para condução da sondagem consistiu na elaboração de um questionário eletrônico, formulado com perguntas desenhadas para obtenção das...

ler mais

Inscreva-se

Participe da amostra e receba os resultados em primeira mão.